viernes, 17 de diciembre de 2021

Tradições de Natal no Brasil


Como todos sabemos, o Natal está quase chegando e já se vê pela Internet várias decorações natalinas, ideias de presentes e belas matérias sobre esta época do ano, que me faz sentir nostalgia.

Sim….Sinto saudade de estar na minha terra, junto com a minha família nesse período. Pois para mim o Natal significa família, há o cheiro de biscoitos de canela com açúcar apenas feitos pela minha avó, é a lembrança do meu tio que, apesar dos 40°c, coloca a roupa vermelha e barba falsa e entra em casa com o saco cheio de presentes para as crianças.

E’ a lembrança da vó que faz do seu melhor para organizar a ceia, a mãe que envia a cartinha pro Papai Noel, eu e o meu irmão que brigamos por quem coloca a estrela em cima da árvore ou aqueles Natais passados na casa da praia, com direito a um mergulho na piscina de noite.

Portanto, decidi contar as nossas tradições, como nos preparamos e o que fazemos para celebrar o Natal. Claro, o Brasil é enorme e os costumes podem variar de região para região.

Para os brasileiros, o prato típico de Natal é o peru! Mas cada família decide, de acordo com as suas preferências, de cozinhar outros pratos saborosos.


Mas há outras tradições que explicarei a seguir:


As luzinhas

Este é, sem dúvida, o nosso costume favorito! Um pouco como nos Estados Unidos, os brasileiros AMAM decorar as suas casas e já no início de Dezembro podem-se ver bairros inteiros iluminados.

Quando eu era criança, nos finais de semana, meus pais nos levavam para passear de carro de noite para ver as casas iluminadas. Eu adorava escolher as minhas preferidas e votar a mais criativa e iluminada! Eu esperava toda a semana por esse dia! Nessa época não tínhamos máquinas fotográficas (pelo menos eu não) por isso as imagens permanecem guardadas somente na minha mente!

Eu sou do Sul do Brasil, uma região perto de montanhas. Existe uma pequena cidade, muito semelhante à Suíça, chamada Gramado, que se tornou conhecida porque em Dezembro se transforma quase como a cidade do Papai Noel. Há espetáculos de luz, as ruas são decoradas e na praça central pode encontrar-se frequentemente o próprio Papai Noel que recebe as crianças.

Este evento chama-se “Natal Luz” e se tornou super famoso. Uma das minhas melhores memórias!


Papai Noel

O bom velhinho, é facilmente encontrado em todos os lugares.

Como mencionei anteriormente, você pode vê-lo principalmente em lojas e shoppings, mas também em todas as decorações da casa neste período do ano.


Nos shoppings, é certamente a figura mais esperada. As crianças adoram sentar-se no seu colo, tirar fotografias e puxar-lhe a barba. E, claro, aproveitam a oportunidade para pedir presentes e entregar as cartinhas.


Pinheiro

O pinheiro, como ornamento de Natal, começou a tornar-se uma tradição na Idade Média, especificamente em 1530.

Diz-se que Martinho Lutero caminhava numa floresta onde havia muitos pinheiros, olhou para o céu e viu várias estrelas.

Decidiu então trazer um para casa e colocar uma estrela no topo, para simbolizar a sua visão da estrela que guiou os três Reis Magos até Jesus, como conta a Bíblia.

Não temos uma data para fazer a árvore (como na Itália, no dia 8 de Dezembro) mas normalmente no período do advento decidimos faze-la.

Lembro que na minha casa costumávamos usar pinheiros de verdade, cortados do nosso quintal!


Presépio




Conta a lenda que a tradição do presépio foi criada por São Francisco de Assis, que recriou o nascimento de Jesus com atores e animais reais!

Este cenário foi utilizado para uma missa de Natal. O presépio conquistou assim a admiração dos fiéis e em pouco tempo todas as famílias fizeram o seu próprio presépio em casa.

Lá em casa também fazíamos o presépio. Lembro que era feito de madeira e tecido e me pareciam brinquedos. Eu gostava de criar histórias com Maria, José e Jesus!


A ceia

Quem não gosta de preparar a ceia de Natal em família, mesmo que leve o dia todo para fazer?

No tradicional jantar brasileiro não pode faltar peru, presunto, bacalhau, farofa, maionese, lentilhas e panettone (a origem é italiana, mas foi adotado como uma das sobremesas mais típicas) e chocottone!

As vezes se fazem ceias onde cada família traz algo (tanto para comer, como para beber) de modo a não sobrecarregar o anfitrião. No entanto, a cerveja nunca falta!

Muitas famílias gostam de decorar a mesa com uma toalha alegre e colocar muitas frutas para acompanhar o clima tropical desta época do ano no Brasil.

O jantar brasileiro é diferente de todos os outros países porque é normalmente servido à meia-noite. Obviamente, as famílias com crianças fazem mais cedo.

Após o jantar, nos reunimos na sala onde se realiza a troca de presentes!


Amigo secreto




Este é um tipo de jogo que é feito principalmente em empresas, mas também entre famílias. Em vez de dar um presente para cada participante, se faz somente um para a pessoa que foi pescada.

Vou explicar melhor: se escreve o nome de todos os participantes em um bilhete. São colocados dentro de um recipiente e cada pessoa pesca um. Esse será o seu “amigo secreto“.

Uma vez descoberto quem é o sortudo, precisas comprar um presente respeitando um preço estabelecido. Na hora da troca dos presentes, não se pode dizer quem é a pessoa. A regra é descrevê-la e os outros participantes têm que adivinhar!

É uma forma bacana de criar ambiente e interação entre as pessoas! Quanto mais participantes, mais divertido é!


Tomado de: https://www.wanderlustintravel.com/pt/tradicoes-de-natal-no-brasil/


No hay comentarios:

Publicar un comentario